22
jan

Por
Kelly Drumond

Alfabetização

Alfabetização e letramento: conceitos, relações e práticas

Embora muitas vezes entendidos como sinônimos, alfabetização e letramento não são a mesma coisa. Esses dois conceitos trazem especificidades, ainda que existam indicações para que caminhem juntos durante os anos escolares iniciais. 

A recomendação dos especialistas é que, embora sejam duas ações distintas, alfabetizar e letrar devem acontecer de maneira paralelaMas, afinal, qual a diferença entre os dois conceitos? O que diz a BNCC? Como alfabetizar e letrar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Neste artigo, confira a resposta para todas essas perguntasBoa leitura!  

 

 


O que é alfabetização e letramento? 

O aprendizado da leitura e da escrita é um processo precursor do desenvolvimento da capacidade crítica e autônoma de um indivíduo. Desenvolvida nos anos escolares iniciais, o conceito de alfabetização é, muitas vezes, considerado homogêneo ao conceito de letramento. Porém, mesmo sendo percebidos como integrantes de um mesmo processo de aprendizagem, onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, esses conceitos possuem características especificas. 

Uma criança alfabetizada não é necessariamente uma criança letrada, e vice versa.  As atividades envolvidas em cada uma dessas concepções são distintas. Uma se refere ao processo de codificar e decodificar a escrita e os números; outra diz respeito a organizar discursos, a capacidade de reflexãointerpretação e compreensão de textos. 

Quais são as diferenças entre letramento e alfabetização? 

A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem e domínio do código alfabéticoÉ o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Ou seja, o desenvolvimento de competências quanto à memorização do alfabeto, o reconhecimento das letras, a ligação entre sílabas e formação de palavras, utilizando-as na leitura e na escrita. 

O letramento, por sua vez, designa a capacidade e competência que o sujeito adquire a partir de uma função social da leitura e da escritaDiz respeito a um contexto mais amplo, além da aprendizagem das letras e símbolos escritos, mas referindo-se a compreensão, Interpretação e uso da língua nas práticas sociais.  

O entendimento das diferenças significativas e importantes entre esses dois conceitos permite ao educador um estímulo ao desenvolvimento das crianças nas duas frentes do processo de aprendizagem. Embora sejam ações distintas, é recomendado que alfabetizar e letrar aconteçam de maneira paralela, entendendo os conceitos como complementares. Ou seja, a formação ideal considera alfabetizar letrando, onde toda criança deve ser alfabetizada ao mesmo tempo em que é letrada.

O que prevê a BNCC sobre alfabetização e letramento? 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz diretrizes específicas para a etapa escolar de alfabetizaçãoindicando os dois primeiros anos do Ensino Fundamental como ideais para ações pedagógicas com esse foco. Porém, o letramento deve permear todas as fases de aprendizado, sendo introduzido, inclusive, antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança. Segundo a BNCC, é indicado que as práticas letradas já devam ser estimuladas desde a Educação Infantil, além das considerações a respeito da vida social mais ampla do aluno.  

Tendo em sua essência a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, a BNCC tem como diretriz a inserção social e cultural da criança, na busca da autonomia e da construção da consciência do indivíduo.  

Nesse contexto, a Base tem indicações claras quanto a necessidade de atividades específicas para pensar o sistema de escrita alfabética para além do uso, mas como objeto de conhecimento. Por isso a importância da contextualização do conhecimento escolar às práticas sociais da criança. Os campos de atuação e as práticas de linguagem, por exemplo, apontam direcionamentos relacionados ao uso de linguagens situadas e contextualizadas ao universo do estudante 

Nesse caso, a BNCC indica gêneros textuais mais adequados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamentalconsiderando conteúdos do dia a dia, como as listas de compras ou ingredientes, listas de regras da turma, ou bilhetes e convites, por exemplo. 

Dessa maneira, um projeto pedagógico alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular deve considerar a articulação dos dois fatores essenciais: a alfabetização e o letramento. Ou seja, alfabetizar letrando, considerando o ensino da leitura e da escrita no contexto das práticas sociais. 

Práticas Pedagógicas que conciliam alfabetização e letramento

Na prática das salas de aula, é imprescindível desenvolver atividades que promovam tanto a alfabetização quanto o letramento. Isso refere-se à articulação entre as dimensões técnica, social e cultural do aprendizado. Dessa maneira, praticar a alfabetização na perspectiva de letramento diz respeito ao ensino do código alfabético conciliado com o seu uso social em diferentes ocasiões.

Não se trata de criar novos métodos de alfabetizar os alunos, mas pressupõe assegurar oportunidades de uso, reflexão e domínio das propriedades dos textos. Para isso, as atividades pedagógicas precisam fazer uma relação entre conteúdo e prática, sempre com o objetivo de melhorar a formação do aluno. Isso permite que a criança se aproprie dos usos, das finalidades e das características de diferentes textos que circulam socialmente.

Um dos pontos primordiais ao se tratar da prática pedagógica para alfabetizar letrando é reconhecer o significado do aprendizado a partir de vivencias próprias, assegurando aos alunos tanto a formação cognitiva quanto a compreensão do mundo e do contexto social em que vive. Assim, alfabetizar letrando implica, por exemplo, considerar que os alunos já possuem uma bagagem de conhecimentos prévios.

Atividades de alfabetização e letramento na Educação Infantil 

Na primeira etapa da Educação Básica, as práticas pedagógicas precisam levar em consideração a consciência fonológica e a promoção do conhecimento das letras de forma sutil e orgânica. 

Antes mesmo do início formal do processo de alfabetização, as crianças inseridas em ambientes letrados se motivam precocemente para ler e escrever. Nessa fase de aprendizado, o letramento pode ser estimulado a partir de atividades como as relacionadas abaixo.

  • Assegure um excelente ambiente alfabetizador, com um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita; 
  • O alfabeto deve ser apresentado de maneira lúdica e criativa, se possível, acessível ao toque 
  • Estimule a consciência fonológica trazendo a atenção para os sons;  
  • Utilize cantigas com rimas ou parlendas para trabalhar o som das sílabas;  
  • Ensine os números a partir de situações de rotina, despertando a curiosidade dos pequenos e construindo a relação entre números e quantidades, por exemplo; 
  • Convide o aluno a explorar todo tipo de material escrito, seja livro, revista, panfleto.  
  • Estimule reflexões sobre o objeto de estudo, convite o aluno a mudar diálogos de uma história ou ouvir e recontar contos, por exemplo. 

Atividades de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental 

É ao longo do Ensino Fundamental que ocorrerá a consolidação das aprendizagens anteriores e a ampliação das práticas de linguagem. O esperado é que as crianças ao entrarem no 1º ano do Ensino Fundamental já estejam no estágio silábico com valor sonoro. Ao final dos dois primeiros anos iniciais, a expectativa é que os alunos já tenham dominado o sistema de escrita. Dessa maneira, nessa etapa escolar, os educadores devem realizar atividades que envolvam tanto a aprendizagem das letras e palavras quanto da função social da escrita 

Para que a alfabetização e o letramento ocorram de maneira divertida nessa etapa escolar, promova atividades como:  

  • Explorar a conscientização fônica respeitando tempo de alfabetização da criança através da progressão lógica de aprendizado, utilizando poemas, parlendas, cantigas e trava-língua; 
  • Estimule a produção e revisão de diferentes tipos de textos, diversificando os gêneros textuais trabalhos em sala, considerando conteúdos inseridos no contexto social dos alunos, como listas, receitas e jogos; 
  • Utilize cartazes e painéis criativos para apresentar os traçados das letras do alfabeto em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas). Utilize, por exemplo, as sinalizações da escola ou elementos que façam parte do trajeto de ida e volta da criança; 
  • Incentive a reflexão e contribuição dos alunos para as atividades realizadas em sala, como a construção conjunta da lista de livros que serão lidos na semana, por exemplo; 
  • Propicie momentos para as crianças relatarem experiências, sentimentos e sensações, estimulando a formação de cidadãos emocionalmente educados, através das competências e habilidades socioemocionais; 
  • Organize atividades culturais que contem com o envolvimento da família, englobando as práticas de leitura e escrita que acontecem nos locais em que vivem;  
  • Promova a inserção de recursos tecnológicos que façam parte da rotina dos alunos como ferramentas complementares ao processo de alfabetização e letramento. 

Panorama da alfabetização na BNCC

O processo de alfabetização e letramento considera a formação de uma criança tanto no que se refere à decodificação da língua quanto ao uso dessa habilidade para as demandas sociais. Compreender e interpretar um texto, refletir sobre uma história e se expressar de forma clara por meio das palavras são capacidades de indivíduos alfabetizados e letrados. 

Aos educadores, cabe o desafio de ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto onde a leitura e a escrita tenham sentido e seja parte integrante da vida do aluno. Essas são algumas premissas da Base Nacional Comum Curricular que precisam nortear a elaboração dos currículos e planejamentos pedagógicos das instituições de ensino de todo país.  

Para facilitar a compreensão das propostas da BNCC para a etapa da alfabetização, elaboramos um e-book que se propõe a navegar pelos meandros da Base trazendo as diretrizes para essa etapa escolar. Baixe gratuitamente o e-book Alfabetização na BNCC: o guia completo das propostas da Base para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

 

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