20
fev

Por
Nicolle Abreu

Escola

Como criar um ambiente escolar acolhedor

Construir um ambiente escolar acolhedor é tão importante quanto o êxito das práticas pedagógicas em sala de aula. Esse ambiente vai muito além de se relacionar bem com os alunos. Um ambiente acolhedor é aquele em que todos os membros da comunidade escolar coexistem em harmonia em prol da otimização constante do aprendizado. Isto é, corpo docente, funcionários e gestores convivem e exercem práticas para que todo o clima escolar esteja harmonioso e preparado para os desafios.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os jovens, suas famílias e todos os profissionais da instituição. Confira!



Saiba como criar um ambiente escolar acolhedor

Criar um ambiente escolar acolhedor é uma iniciativa que se potencializa com o envolvimento de todos os membros da comunidade escolar. Apesar do papel da gestão ser muito importante nesse processo, ele só é possível com a colaboração de todos os envolvidos. Simples práticas podem fazer a diferença. Atitudes como ouvir com atenção as observações e opiniões de todos e ficar atento às mudanças de comportamento trazem resultados satisfatórios para o ambiente escolar.

Parte do processo de tornar a escola um ambiente acolhedor é agir pensando sempre no respeito pelo aluno, famílias, professores e demais funcionários. Baseando-se em princípios éticos, com respeito e solidariedade, é praticamente impossível que não se estabeleça uma boa relação no ambiente escolar. Atitudes simples como chamar os estudantes e seus familiares pelos nomes e recepcioná-los na portaria da escola, manter um diálogo saudável com os funcionários e docentes, além de praticar uma gestão cada vez mais democrática, podem transformar o clima escolar.

Muitas vezes, as mudanças de comportamento podem ser pequenas, quase imperceptíveis, mas geram uma grande transformação na instituição de ensino. Muitas escolas investem em eventos e atividades que promovam e estimulem o socioemocional junto com a afetividade.  Em algumas localidades, o colégio é o único lugar que permite experiências culturais e comunitárias abrangentes. Tudo isso cria um ambiente harmonioso, onde pais e responsáveis sentem-se seguros em relação a seus filhos, alunos sentem-se confortáveis para aproveitar ao máximo as práticas pedagógicas, professores realizam suas atividades sem sobrecarga e funcionários compreendem a importância de seu papel na formação dos jovens.

Os pilares de uma escola acolhedora se pautam em práticas contínuas, como abrir espaço para o diálogo, preocupar-se com os espaços físicos e laboratórios para que sejam acessíveis para todos, além de envolver toda a comunidade no ambiente escolar. Os jovens e suas famílias precisam enxergar a escola como um ambiente que lhe dá abertura para expressar seus desejos, inseguranças e expectativas. Os resultados de se criar um ambiente acolhedor na escola é identificado através da queda nos números de evasão escolar ou quando a procura por matrículas na instituição aumenta.

A importância do ambiente escolar acolhedor

A escola é um ambiente indiscutivelmente importante na vida dos jovens onde passa em média 15 anos de sua vida. Dessa forma, criar um ambiente acolhedor e estimulante vai muito além de só garantir boas condições de ensino. Esse ambiente também cumpre o papel de formar cidadãos engajados socialmente e preparados para o mundo, visto que, em muitos casos, a escola é a responsável por desenvolver valores e princípios que guiarão os jovens por toda a sua vida.

Um ambiente escolar acolhedor desenvolve vínculos entre os membros de sua comunidade. Quando a escola compreende a importância de acolher os alunos, individualizando suas necessidades e opiniões é possível perceber o surgimento de fortes vínculos com seus colegas, funcionários, gestão e professores. A importância disso está justamente no desenvolvimento social das crianças, que aprendem a conviver de forma harmônica com as diferenças e com possíveis conflitos que possam surgir.

Todas essas questões facilitam as práticas pedagógicas. Alunos que se sentem acolhidos pela instituição tornam-se mais engajados e preocupados com a comunidade como um todo. Para ele, é importante ir além das atividades propostas em sala de aula, mas também contribuir para as atividades escolares.

Conclusão

Criar um ambiente escolar acolhedor pode ser um desafio, mas não se trata de uma tarefa impossível. Com a ajuda de todos os membros da comunidade escolar e com bastante empatia por parte da gestão, é possível criar um clima escolar que seja benéfico para todos. Conviver em harmonia na escola é o primeiro passo para que os jovens se tornem cidadãos que compreendem seu papel social, para conviver com as diferenças do próximo.

O uso da afetividade tem se tornado cada vez mais comum quando a intenção é trabalhar o socioemocional em âmbito escolar. Pensando nisso, preparamos um material gratuito com tudo que você precisa saber sobre as competências socioemocionais e o que a BNCC diz sobre elas.

Compartilhe:

Leia Também:

Deixe seu comentário: