19
ago

Por
Nicolle Abreu

Escola

Dia do Coordenador Pedagógico – 22 de agosto

O Dia do Coordenador Pedagógico é comemorado em 22 de agosto e homenageia um importante profissional da construção pedagógica das instituições de ensino. A relevância da profissão e a história da data estão ligadas à evolução dos processos educacionais no Brasil. 

Preparamos este artigo para celebrar essa data tão significativa e falar sobre a relevância desse profissional essencial para o dia a dia da escola, além de refletir sobre os maiores desafios da função. Confira! 

 
 


22 de agosto: Dia do Coordenador Pedagógico 

A história do coordenador pedagógico está atrelada às mudanças educacionais que iniciaram-se no final dos anos 1980. A função de coordenador pedagógico veio para substituir o antigo cargo de supervisor pedagógico.  Essa mudança significa o redesenho da perspectiva do cargo. Se o supervisor era responsável por fiscalizar os professores, o papel do coordenador pedagógico veio para estabelecer uma parceria com os docentes, para que pudessem construir juntos processos pedagógicos melhores.   

Essa adequação de postura e atuação resultou em diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e para o ambiente acadêmico em geral. O coordenador pedagógico articula com todos os setores do meio acadêmico, faz a ponte entre família e escola, além de se envolver no cumprimento do Projeto Político-Pedagógico.

Sendo um profissional com diversas funções dentro da instituição de ensino, o coordenador merece ser homenageado, no Dia do Coordenador Pedagógico e em todos os demais dias do ano, por aqueles que o cercam! 

A importância do Coordenador pedagógico na escola 

No exercício de sua profissão, o coordenador pedagógico é um articulador que conduz com maestria todos os envolvidos no processo educacional. Essa tarefa exige do coordenador pedagógico um intenso senso de união entre seus liderados. 

O coordenador pedagógico é o responsável pelas pontes sociais que se constroem entre os membros da comunidade escolar. Atua como aliado do professor e aproxima a família da instituição. Toda a sua atuação visa à melhoria da educação e da dinâmica da instituição seja no melhor rendimento e aproveitamento dos alunos, seja no incentivo aos professores para que sempre melhorem seus métodos. 

Sobre a importância e papel do coordenador pedagógico nas escolas brasileiras, o Doutor em Educação Celso Vasconcellos diz que o profissional:

[…] não é dedo-duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.) não é tapa buraco (que fica “toureando” os alunos em sala de aula no caso de falta do professor), não é burocrata (que fica às voltas com relatórios e mais relatórios, gráficos, estatísticas sem sentido, mandando um monte de papéis para os professores preencherem  escola de “papel”), não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é diário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas), não é generalista (que entende quase nada de quase tudo).

Coordenador pedagógico: os desafios na atualidade 

Entre os muitos desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico, está a dificuldade de gerenciar suas tarefas no dia a dia. Por atuar em diversas áreas da instituição, a gestão de tempo precisa ser pensada de acordo com as prioridades das demandas. 

Além disso, ter autonomia para realizar suas funções e contar com o apoio da direção e dos professores ainda é uma questão preocupante para muitos profissionais. Entretanto, quando esse apoio é alcançado, as melhorias no desenvolvimento pedagógico e os benefícios do trabalho do coordenador são visíveis e perduram por muito tempo nos projetos acadêmicos.  

Dicas para homenagear o coordenador pedagógico 

Homenagear esse profissional é essencial para demonstrar que seu papel é reconhecido e valorizado. Por isso, muitas instituições de ensino carinhosamente comemoram o Dia do Coordenador Pedagógico.  Reunir toda a equipe e refletir sobre os impactos da atuação desse profissional na rotina escolar pode ser o ponto inicial para preparar uma homenagem adequada a ele.   

Presentes personalizados, cestas temáticas ou uma tarde relaxante podem ser ideais para um profissional com rotina tão intensa. Outra opção é uma homenagem feita pelos alunos especialmente para ele. Além disso, oferecer cursos de aperfeiçoamento pode ser um bom presente, pois o coordenador enxergará valor no conteúdo para aplicação no seu dia a dia de trabalh. Essas ações demonstram carinho e afeto pelo profissional da educação. 

Reconhecimento e motivação 

Dar ao coordenador o devido destaque para sua função é imprescindível para que o profissional se sinta valorizado dentro do ambiente escolar. O ideal é que isso aconteça sempre, mas o dia 22 de agosto, Dia do Coordenador Pedagógico, é uma ótima oportunidade para reforçar as homenagens tão merecidas.  

profissional da coordenação pedagógica é extremamente importante para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos. É ele que assegura o bom relacionamento entre a família e a escola e entre o aluno e o professor.  E, antes mesmo de tomar ações no sentido de manter esse bom relacionamento, tem-se o desafio de manter professores e alunos motivados, algo essencial para um processo pedagógico de sucesso! Quer receber um material gratuito sobre esse tema? Baixe nosso e-book e confira dicas para motivar a equipe! 

Compartilhe:

Leia Também:

Deixe seu comentário: