08
out

Por
Victor Thadeu

Escola

Feliz Dia do Professor!

O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro. Trata-se de uma data comemorativa importantíssima, uma vez que nos lembra o valor desses profissionais tão essenciais para a formação humana e desenvolvimento da sociedade. 

Responsáveis por uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, os professores merecem ser valorizados, em especial no ambiente escolar. Nesse sentido, a escola deve organizar uma homenagem para seus educadores. E lembramos que não é necessário um alto investimento financeiro para realizar uma carinhosa comemoração, bastam a boa vontade e o esforço em demonstrar muita gratidão aos professores. 

Neste artigo, confira como instituiu-se o Dia do Professor no Brasil e algumas sugestões de homenagem para exaltar a importância do educador na escola. 

Você também pode gostar:

Entenda a origem do dia do professor 

O décimo quinto dia do mês de outubro não foi escolhido para celebrar o Dia do Professor aleatoriamente. Nessa data, no ano de 1827, foi decretado, por Dom Pedro I, a criação do Ensino Elementar no Brasil. A Lei de 15 de outubro de 1827 buscava alfabetizar os cidadãos brasileiros, tendo como o primeiro artigo a seguinte definição: 

“Em todas as cidades, villas e logares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessarias.”* 

*a ortografia original foi mantida. 

Uma outra definição da lei promulgada foi a definição do que seria ensinado nas escolas. Além de ler e escrever, os professores deveriam ensinar operações matemáticas básicas, a gramática da língua portuguesa, a história do país e os princípios da moral cristã. Para atrair mais docentes, também foi decretado alguns direitos dos denominados mestres e mestras, como salário igual independentemente do gênero e aumento da remuneração. 

Muitos anos depois, em 1947, o professor do estado de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de transformar a data da lei no Dia do Professor, iniciando as comemorações nas instituições educativas e uma pausa nas atividades do segundo semestre letivo. 

A ideia do professor foi muito bem aceita e realizada em outras escolas. Foi então, em 1963, que o Dia do Professor foi oficializado como um feriado escolar. A oficialização ocorreu por meio do Decreto Federal nº 52.682, e ainda ressalta a importância de envolver todos da comunidade escolar (como demais funcionários da escola, alunos e suas famílias) na comemoração para o professor. 

Dia dos professores: dicas de mensagem, homenagem e celebração

Mas, afinal, como a escola pode homenagear os professores em seu dia? O princípio envolve o foco na valorização, visto que é necessário que todos na escola entendam a importância dessa data para o calendário escolar. Válido acrescentar que, para realizar uma homenagem bonita e significativa, não é necessário um gasto excessivo. Confira abaixo algumas ações para homenagear os educadores no Dia do Professor: 

Cartazes com mensagens 

Alguns dias antes da data, a escola pode afixar cartazes com mensagens para os professores e indicação de que no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. Assim, não somente os professores, mas todos envolvidos no ambiente escolar ficam cientes da data e de sua relevância. Listamos a seguir  algumas ideias de frases para homenagear os profissionais da educação: 

  • “Professor é profissão. Educador é missão”, de Salomão Becker, criador do Dia do Professor; 
  • “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, da escritora Cora Coralina; 
  • “Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”, do escritor Augusto Cury. 

Lanche especial 

A realização de um lanche coletivo representa uma ótima homenagem aos professores. Cada aluno e funcionário pode levar um tipo de lanche para, no intervalo entre as aulas, realizarem um momento para compartilhamento dos alimentos. Antes de iniciar a comemoração, é cabível propor um brinde especial aos professores. 

Atividade baseada em Sócrates 

Uma outra forma de celebrar a imagem dos professores, é realizando atividades com todos os envolvidos na escola. Uma delas considera o resgate de práticas realizadas por um dos professores mais antigos do mundo: Sócrates, filosofo grego do século V a.C. O método socrático envolve o diálogo em que o professor conduz os alunos à reflexão por meio de perguntas. 

Como a atividade tem foco no Dia do Professor, a ideia é unir todos os alunos da escola em um espaço e fazer a seguinte pergunta: por que precisamos de professores? Os mediadores podem ser os próprios professores. Para uma boa realização da atividade, portanto é necessário instigar os estudantes de modo contínuo e combinar que apenas um deve falar por vez. 

Comemorações virtuais  

Mesmo que sua escola não tenha retomado as atividades presenciais, em função da pandemia do Coronavírus, existem inúmeras possibilidades de homenagear os professores mesmo longe do ambiente escolar
É possível expressar publicamente a admiração, a gratidão e o respeito por esses profissionais por meio de vídeos, por exemplo. Grave depoimentos dos estudantes e famílias e apresente essa homenagem em um encontro virtual. Programe um horário para esse evento on-line e, nesse momento, proponha também o brinde especial que consideramos em uma das dicas anteriores. 

Outra possibilidade é enviar para os professores um presente personalizado, como um livro, uma caneca ou uma pequena cesta de café. Mas, além do presente em si, o mais importante é reconhecer a atuação desse profissional, motivando-os a continuarem acreditando em seu trabalho e em sua importância para a sociedade. 

Veja a importância da atuação do professor na escola 

O professor é importante em todas as concepções de educação, uma vez que sem ele não há processo de ensino-aprendizagem. Além de referência técnica, o professor é o líder da turma, pois contribui para que os alunos tenham acesso aos conhecimentos e ao saber. Portanto, o Dia do Professor é uma ótima data para refletir acerca do papel do professor na escola e na sociedade. 

Mais do que apenas um “transmissor”, o professor contextualiza os conteúdos das aulas, a fim de garantir um aprendizado mais significativo. Logo, o professor conhece suas turmas, entende as diferenças e semelhanças entre elas e compreende a importância de formar aquele conjunto de pessoas. Somando-se a isso, o professor também compreende a individualidade de cada um de seus alunos, uma vez que se preocupa com eles e entende a importância de considerar o conhecimento de mundo singular dos estudantes. 

O professor desempenha um papel crucial de pilar da afetividade na escola. Sobre essa questão da importância das emoções no ensino, Paulo Freire destacou: 

“Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual” 

Professores motivados 

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro oficialmente desde 1963. A origem da data, porém, vem de uma declaração de Dom Pedro I no Primeiro Reinado. A história por trás dessa data demonstra como o professor é um profissional essencial dentro das escolas, que deve ser exaltado sempre que possível. Seu valor de contribuição para a sociedade é inestimável, uma vez que todas as pessoas são formadas por eles. 

Comemorar a data na escola, portanto, representa atenção por parte da instituição. Vimos que uma celebração, mesmo que simples, pode ser motivadora para os profissionais da educação. Esse gesto de carinho e admiração pode inclusive refletir em ótimos resultados, já que o bem-estar da equipe docente deve ser sempre um objetivo da escola. 

Nesse sentido, se quiser conferir algumas dicas de como manter os professores e demais funcionários da escola motivados, baixe gratuitamente o e-book com passos para a construção de um ambiente escolar incentivador!

 

Compartilhe:

Leia Também:

Deixe seu comentário: